Quantidade de Páginas visitadas

CORDEL ENCANTADO


Entre os meses de julho a outubro os alunos da 5ª série do Colégio Anita Canet de Jaguariaíva, aprenderam algo sobre a cultura nordestina mediados pela professora de Língua Portuguesa Elza G. de Mello.

A professora ministrou suas aulas baseadas na sequência didática, a partir de um conjunto de atividades ligadas entre si, partindo do que o aluno já sabe, e o gênero escolhido foi Literatura de cordel.

Na época, os alunos acompanharam alguns capítulos da novela global Cordel Encantado. Anotaram e pesquisaram o significado de determinadas palavras, bem como, observaram alguns costumes nordestinos.

Também fizeram uma analogia entre a novela e o Dvd Morte e Vida Severina em animação, presente na biblioteca do professor, para adquirirem conhecimentos e produzirem poema em cordel.

Percebendo o envolvimento da turma, a professora entrou em contato via e-mail com o cordelista paulistano César Obeid, o qual parabenizou a turma através de mensagem eletrônica com o poema abaixo:


“ Vou fazer o meu castelo A professora Mello

Com a rima que motiva E a Jane diretora

Para a linda cidade E as quintas B,C e D

De Jaguariaíva   Lá do Anita Canet.”

O cordelista também fez uma dedicatória à turma:

 

Para finalizar o trabalho, houve apresentações de canções nordestinas, repente, e a dança do frevo, além de exposições de Literatura em cordel e xilografias.

A sequência didática foi desenvolvida de forma interdisciplinar na área da matemática com a prof. Gilmara e Arte com a prof. Graciele.

O resultado desse trabalho foi compensador! Nossos alunos tiveram um conhecimento diferenciado sobre a região nordestina que dificilmente sairá de suas memórias.

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito