Quantidade de Páginas visitadas

As Histórias em quadrinhos surgiram no final do século XIX, nas páginas dos jornais americanos com uma ilustração de um personagem chamado “The Yellow Kid”, onde logo foi se popularizando e ganhando elementos que são específicos para esta literatura. Considerada como a nona arte, a arte sequêncial têm influências do cinema, fotografia, desenho, pintura e literatura, onde em alguns países como no Japão, apreciar uma “HQ” antes de sair para o trabalho, já faz parte da cultura e do cotidiano local.


As escolas precisam resgatar a prática da leitura, especialmente no Ensino Fundamental, por ser nessa faixa etária que a criança aprende a gostar de ler ou não. Precisa-se desenvolver uma prática de leitura prazerosa, sem cobranças de entendimento dos textos através de avaliações cansativas.

Aprende-se a ler lendo, não reproduzindo inúmeras vezes palavras ou frases, e menos ainda através de cópias longas e exaustivas. Por isso a escola deveria, propiciar às crianças o manuseio de livros em sala de aula para desenvolver os aspectos sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura, de uma forma racional e dinâmica.

É importante que o aluno seja valorizado como pessoa e tratado de modo personalizado. A ele deve ser proporcionado oportunidades de experimentar, pensar, comparar, criar hipóteses, estabelecer regras e aprender através do erro. O conhecimento não é pronto e por isso a aprendizagem é construída constantemente.
















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito